Turismo responsável: Preserve a natureza e o meio ambiente
17 AGO

Turismo responsável: Preserve a natureza e o meio ambiente

Data: 17/08/2021

Viajar e estar em contato com a natureza, é uma oportunidade e tanto, não é mesmo? Mas, assim como esta pode ser uma atividade pra lá de prazerosa, o ambiente e a comunidade local podem sofrer grandes impactos com estas viagens. Já pensou? 

 

Bombinhas, por exemplo, é um local cheio de trilhas ecológicas e de paisagens naturais exuberantes – sem contar, é claro, a riqueza de espécies de fauna e flora que habitam nesta região. 

 

Por isso, estar alinhado às práticas de turismo responsável, pode ser uma maneira eficaz de promover a preservação destes ambientes, sem que fique suas pegadas por onde passa. 

 

Portanto, que tal descobrir dicas para tornar suas viagens ainda mais responsáveis. Bora ver? 


#1 – Nada de lixos quando for viajar 

 

Muitas praias de Bombinhas contam com uma estrutura totalmente voltada para a preservação da natureza local, no entanto, essa prática nem sempre é totalmente eficaz. 

 

Só através da contribuição de todos, é que é possível tomar atitudes que promovam um turismo responsável. 

 

Uma boa dica é montar um kit de itens reutilizáveis durante as excursões – especialmente se pretende caminhar pelas trilhas da região. 

 

Aliás, pode ser até uma forma de tentar reduzir ao máximo o uso de embalagens que contenham plásticos que levam anos para desparecerem da natureza. Concorda? 


#2 – Turismo com animais? Só de observação 

 

Uma das práticas adotadas pelo turismo responsável – ou ecoturismo – é em relação ao respeito às áreas que são visitadas. 

 

Ao fazer excursões em áreas ambientais, como as praias de Bombinhas, não recolha nenhum tipo de plantas, conchas ou quaisquer espécies de animais da região – isso pode comprometer todo o ecossistema! 

 

As melhores recordações são as suas fotos! 

 

Além de capturar paisagens magníficas, elas também podem ser um meio de trazer valor ao contar suas histórias. 


#3 – Opte por estabelecimentos mais sustentáveis 

 

Se você está pensando em passar suas férias em Bombinhas, uma boa recomendação, é quanto aos estabelecimentos que contribuem para a boa preservação do ecossistema local. 

 

Algumas agências não-governamentais e até o próprio Governo, comumente realizam premiações e títulos para aqueles serviços de hospedagem que estão alinhados às práticas de sustentabilidade. 

 

Pousada do Arvoredo, por exemplo, tem o selo de garantia de um turismo responsável, visando a segurança, saúde e proteção da região. 

 

Se você está com dúvidas de onde passar as férias com a sua família, Arvoredo é o local ideal! 


#4 – Sem exageros com energia 

 

Ao reservar um hotel ou pousada em Bombinhas, é normal que tendemos a esquecer dos gastos com energia elétrica ou mesmo de água, com a desculpa que já pagamos por tudo e não há mais com o que se preocupar. 

 

Quem nunca deixou o ar condicionado ligado na sala ou mesmo a televisão enquanto estava em outro cômodo, não é verdade? 

 

Além dos gastos estratosféricos com energia elétrica, esse desperdício também desencadeia uma série de danos pro nosso próprio planeta. 


#5 – Ao acampar, nada de fogueiras 

 

Os perigos inerentes que uma simples fogueira pode provocar a todo o ecossistema local, podem facilmente desencadear queimadas de proporções desastrosas e trazer danos irreversíveis para toda a mata. 

 

Se você deseja passar suas férias de forma tranquila e segura, não corra esse risco! 

 

Existem diversos parques e estabelecimentos de confiança, como restaurantes e lanchonetes, por toda a cidade. 


#6 – Apoie a economia local 

 

Ao planejar suas férias para Bombinhas, consuma serviços e pratos típicos da região como forma de estimular a economia local. 

 

Existem muitos restaurantes e serviços que oferecem comidas típicas confeccionadas com ingredientes locaisfestas e tradições que contribuem para o desenvolvimento de uma economia mais sustentável, e muito mais. 

 

Quando você investe nos serviços prestados da região, maiores serão os recursos que seus habitantes poderão dispor para entregar um serviço de qualidade e baseado em práticas que visem a preservação do meio ambiente. 

 

 

Agora que você já sabe como curtir as paisagens deslumbrantes de Bombinhas com total segurança e responsabilidade, nada melhor que reservar um quarto em um ambiente que está totalmente voltado às ações de preservação ao meio ambiente e dos direitos humanos, não é mesmo? 

 

A Pousada do Arvoredo é a hospedagem que você precisa para aproveitar o máximo das suas férias ao lado de sua família. Solicite uma disponibilidade agora mesmo e desfrute do melhor de Bombinhas!